Mercedes-Benz apresenta uma van de carga do futuro

Mercedes-Benz apresenta uma van de carga do futuro

215
0
COMPARTILHAR

Vision-Van! Mercedes-Benz apresenta uma van de carga do futuro! Fruto da iniciativa estratégica para o futuro “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van. Como parte de um sistema completo na cadeia de fornecimento, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas, definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.

Vision Van - uma visão de entrega do futuro com eficiência.
Vision Van – uma visão de entrega do futuro com eficiência.

A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.

A Vision Van se torna o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.

Vision Van - uma visão de entrega do futuro com eficiência.
Vision Van – uma visão de entrega do futuro com eficiência.

A interação de um software de comando baseado em nuvem com um hardware ideal gera ganhos significativos em termos de tempo e eficiência, elevando a qualidade e flexibilidade dos serviços de entregas urbanas a um novo patamar. Por exemplo, o tempo de entrega por encomenda e o tempo de parada do veículo junto à via diminuem consideravelmente. Além disso, o veículo oferece novos meios para que a entrega ocorra no próprio dia em que é efetuada a encomenda, no momento exato selecionado pelo consumidor final. Ou seja, a tecnologia garante que as falhas na entrega praticamente deixem de existir.

Com um design futurista, a Mercedes Benz Vans oferece uma perspectiva das gerações de vans do “depois de amanhã”. Nelas se fundem a inteligência, a eficiência e a conectividade do veículo de uma forma nunca antes vista. O design frontal remete imediatamente o observador para um futuro distante. Sua aparência é definida pelo para-brisa extremamente amplo que, como uma viseira high-tech, se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal de painel preto e pelos avançados faróis com tecnologia LED.

Vision Van - uma visão de entrega do futuro com eficiência.
Vision Van – uma visão de entrega do futuro com eficiência.

Devido a sua extrema sintonia com a funcionalidade, o design do interior aponta bem para o futuro. Os designers prescindiram do volante da direção, dos pedais e do console central em prol de um comando Drive by Wire por meio de joystick, criando assim novas possibilidades de configuração. Daqui resulta um espaço interior único e centrado na comunicação inteligente entre o motorista e o veículo. Além disso, foi possível deslocar o banco do motorista mais para a frente, aumentando a área útil do veículo.

O painel na forma de um arco alargado está recoberto por um material têxtil da mais alta qualidade e se estende por toda a frente. A totalidade da superfície do arco é utilizada para fornecer ao motorista todas as informações de que necessita para realizar seu trabalho. Se a Vision Van estiver em repouso, o arco aparece como superfície azul contínua com degradê preto. Em funcionamento acendem-se, por exemplo, o velocímetro, informações do planejamento de rota e indicações sobre o voo dos drones.

O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de LED brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabina do motorista estão a saída de pacotes e um quadro informativo que disponibiliza ao motorista todos os dados relevantes sobre o processo de entrega. Ele serve como meio de comunicação entre os sistemas da Vision Van funcionando autonomamente e o motorista, que pode se concentrar inteiramente na entrega manual. Além disso, ele atua como unidade de controle central para interligar o veículo inteligente, os sistemas automatizados e as informações das encomendas.

Já antes do veículo parar, a gestão automática do compartimento de carga se ativa e prepara a saída de pacotes. As encomendas para entrega manual encontram-se em posições pré-definidas na prateleira, dentro de contêineres. As que serão entregues pelo ar estão em caixas de transporte otimizadas para drones.

O sistema de gestão do compartimento de carga e a saída automática de pacotes diminuem claramente o tempo de parada do veículo junto à via, pois o motorista não tem mais de procurar e reorganizar pacotes no veículo. Isso é especialmente útil no trânsito urbano intenso, em que veículos de entrega frequentemente têm de estacionar em fila dupla. Com a integração dos drones, há uma diminuição na quantidade de locais de parada, além de uma redução considerável do tempo necessário em todo o processo para a entrega de uma encomenda.

Com o One Shot Loading, a gestão inteligente do compartimento de carga, os drones de entrega e seu excepcional conceito de conectividade, a Vision Van possibilita grandes aumentos de produtividade. Seria possível, por exemplo, multiplicar o número de encomendas entregues por dia.

Que tal? Aprovou? Curta, comente e compartilhe.

Deixe uma resposta