Comunicação é fundamental e não opcional

Comunicação é fundamental e não opcional

774
0
COMPARTILHAR
Modern infographic template. Colorful social media icons form the shape of the light bulb. File is saved in AI10 EPS version. This illustration contains a transparency.

Freire Neto – Jornalista

A comunicação é essencial. Fundamental. E até mesmo vital para qualquer empresa. Na minha vida profissional tive vários gurus corporativos, que ao longo dos anos e do convívio, sempre me ensinaram bastante a ser competitivo e buscar sobrevivência no meio corporativo, empreendendo e seguindo em frente. E uma das coisas que mais ouvi: mostre o quanto fundamental é o seu serviço e o que você faz. E como comunicador a cada dia tenho a certeza disso. Pode parecer simples, bobagem ou desnecessário falar sobre isso para alguns, mas com certeza não é. Muitos problemas, desentendimentos, resultados ruins e fracassos poderiam ter sido evitados se existisse uma comunicação eficiente e frequente na equipe e entre equipes. Vamos parar, pensar e buscar soluções.

cursoToda e qualquer empresa, grupo, entidade, departamento, família e instituição necessita criar uma relação saudável, positiva e eficiente e se comunicar bem contribuem para o êxito. Estar em sintonia e afinado com o desejo, os objetivos, as expectativas e as orientações do líder ou da liderança colaboram para esse pensamento. Para isso, precisamos desenvolver canais, ferramentas e meios para viabilizar e realizar esta comunicação.

A informação desejada precisa ser distribuída da melhor maneira possível e com possibilidades reais de feedback, discussão e compartilhamento. Quem emite precisa “ouvir” quem recebe e vice-versa. Para se fazer entender e progredir. Para poder agregar, construir e desenvolver ideias. Para poder conquistar, vencer, vender e ser eficiente. A comunicação está em tudo o que fazemos e precisamos fazer. Você aceita sugestões? Você fala, escreve ou se comunica com sua equipe e com toda sua empresa?

Os integrantes de um time, corporativo ou não, precisam ouvir e falar, se entender. Os comunicacaolíderes, gestores e até os CEO precisam estar em contato de forma simples e eficaz. Para isso, se faz necessário criar canais de comunicação viáveis, atualizados e ativos, geridos de forma prática, objetiva e ininterrupta. Comunicação é vital.

Seja por email, rede interna, mural, jornal impresso, rádio interna, tv corporativa, podcasts, youtube, reuniões e palestras, a comunicação precisa existir e ser frequente. Planeje a comunicação da sua empresa, da sua equipe, da sua família e até dos seus amigos e grupos. Busque as soluções práticas, objetivas, simples e realizáveis. Extermine as fofocas, intrigas, os boatos, insinuações. Centralize a comunicação nos “meios” oficiais estabelecidos e definidos e contribua para que os mesmos sejam feitos de uma maneira que dê os resultados desejados e façam com que a comunicação flua.

Print

Em todas as grandes e mais eficientes empresas que eu tive a satisfação de conhecer ou prestar serviço, a comunicação era tratada como prioridade, gerida por especialistas e valorizadas pelos seus líderes. O diretor, coordenador, assessor ou gestor de comunicação tem cargo de confiança e recursos para conseguir tornar a empresa informada. Com isso, todos passam a ter as informações e o conteúdo importante para o seu dia a dia, conhece os interesses e os projetos da empresa. Todos ganham.

comunicacao1

Um “time” unido e em comunicação com certeza se tornará mais motivado e verdadeiramente eficiente. Os departamentos, os parceiros, os grupos, as empresas precisam ter união e estarem em ressonância. Evitemos as ilhas isoladas e a competição degradante e desagregadora. Comunicando e informando evitamos intrigas, desentendimentos e achismos.

Vamos pensar em soluções? Como vai a comunicação do seu negócio, da sua empresa, do seu departamento? Você ouve e é ouvido? Você lê e é lido? Se existir abertura para priorizar e realizar a comunicação não pense duas vezes. Faça, execute, aprimore e sugira. Senta a Pua!

Deixe uma resposta