#BoraCorrerFreire: A sociedade está doente e precisar se reeducar!

#BoraCorrerFreire: A sociedade está doente e precisar se reeducar!

212
0
COMPARTILHAR

Estamos chegando em setembro, é o nono mês do ano! Já marquei um objetivo para 2016, 21 k Golden Run em Brasília, no dia 13/11. Fortalecimento, funcional e educativos de corrida para estar bem e forte para correr, com a ajuda do meu primo e parceiro Costa Júnior (OFC Studio / Team OFC). A recuperação do tornozelo torcida, fisioterapia, foi finalizada em abril/maio. Os treinos de corrida, com o apoio e sob as orientações do amigo e parceiro Allan Carlos, estão sendo retomados aos poucos e com cautela, sem pressão ou pressa. Esta semana foi especial, cinco dias de treinos – 2 de funcional e 3 de corrida. E domingo é dia de Longo, o maior treino, ou a maior rodagem da semana. Saí pra fazer 12km, mas finalizei com 10km. Vamos compensar nesta semana que se inicia.

Mas o motivo desse post é comentar algo triste e decepcionante, mas que temos que coibir e buscar melhorar e quem sabe erradicar. Em quase 90% das cidades não é fácil correr nas ruas e em Mossoró/RN, onde moro desde setembro de 2014, muito menos. No domingo, a prefeitura ainda fecha e sinaliza um trecho da Avenida Rio Branco, no famoso corredor cultural, mas um percurso muito curto e congestionado. Disputado por ciclistas, patinadores, crianças, corredores e caminhantes. Além de motos e carros comandados por “desavisados”ou aqueles que não respeitam mesmo e não estão nem aí.

running-alimentacion-corredores1

A falta de respeito e de educação aliás são o principal motivadores desse texto. Com tanto trânsito e confusão no Corredor Cultural, segui o caminho para o Partage Shopping, pra finalizar o treino no Thermas – 10km no total. Da Rio Branco até a frente do Shopping foram cerca de 4 km. E nas proximidades do Nogueirão, um motorista e sua Ranger fez questão de quase me espremer no canteiro, enquanto atravessava e pra completar me presentear com vários palavrões e homenagens: “Vai pra casa…; sai da frente…;@#$%ˆ*&!!”.

Domingo, final de tarde, início de noite, ruas e avenidas quase sem trânsito e indivíduos mal educados e egoístas ainda reinam, gritam, jogam veículos e descarrega suas frustrações, decepções e desencantos em quem busca uma vida saudável e cumprir suas metas e treinos. Calma, paciência, respira e segue em frente. Andando e correndo, mas continuando em frente.

14141765_524154144450031_2142306862845067501_n

Ao contrário do que esses ignorantes e desequilibrados acham, o pedestre sempre tem ou deveria ter prioridade, pelo menos em uma sociedade civilizada e educada. Ou pelo menos ser respeitado. Por isso amigo corredor e caminhante, exercite-se com cuidado, na contra-mão dos veículos para ter uma melhor visão, evite fones de ouvido para se concentrar no exercício e não perder a atenção no trânsito. Realize seus treinos sempre sob o acompanhamento de profissionais capacitados e responsáveis. Respeite seus limites e busque ser exemplo para o próximo. Cuide da sua saúde agora e tenha qualidade de vida.

Antes de sair pra “pista”, meu filho Davi de quase 3 anos, pediu para ir comigo. “Agora não Davi, em breve você vai correr com o papai. Tá bom?”. Resposta: “Certo Papai. Volte logo!”. Graças a Deus, finalizei em paz e segurança e pude brincar a abraçar meus filhos, Laura e Davi dos Anjos, curtindo alguns bons minutos nas piscinas termais de Mossoró. Mas se aquele motorista da Ranger, que além de jogar o carro para cima de mim, numa pista quase vazia, estivesse com o seu filho ou com uma criança, qual o exemplo que ele quis passar? Pare, pense. Viva e deixe viver! Senta a Pua! Boa semana e bons treinos!

Deixe uma resposta